" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



terça-feira, 27 de abril de 2010

Hora do Conto - A crista de Dragofu


Continuando com as nossas leituras, lemos uma nova história.
A crista de Dragofu.
Fala-nos de uma familia de dragões, pai, mãe, um irmão e uma irmã. Como todos os dragões , tinham cristas de escamas nas costas, as escams do pai eram muito grandes e macias e ele soltava labaredas de fogo pela boca; a mãe tinha as cristas ainda maiores que as do pai e quando estava calor, agitava-as para refrescar toda a familia.
As cristas de Dragofó (irmão) eram muito bonitas, de cores vivas, e passeava sempre muito orgulhoso. Às vezes à noite o pai soltava labaredas de fogo para verem as escamas do filho e durante o dia a mãe agitava as suas enormes escamas para fazer abanar as escamas coloridas do filho.
As escamas de Dragofu, pelo contrário, não eram grandes, não se moviam, nem tinham cores. Eram pequenas e duras, e eram da mesma cor do corpo.
O pai e a mãe não diziam nada, mas o irmão às vezes implicava com a sua irmã.
Um dia choveu torrencialmente, o que era um problema porque a água apagava as labaredas do pai. Precisamente por isso, o povo saía à caça dos dragões sempre que chovia.
Assim, cercaram os dragões e lançaram as redes, depois arrastaram-nos para um campo rodeado de pedras e prenderam-nos.
Entretanto a chuva parou e o pai conseguiu soltar labaredas de fogo.Mas nada podiam fazer contra os pilares de pedra, a mãe abanava as suas enormes escamas; mas de nada valia, o irmão também com as suas escamas coloridas nada conseguia fazer para sairem dali.
Todos choravam e se lamentavam.
Quando caiu a noite os dragões adormeceram, e Dragofu pensava, pensava... O pai começou a ouvir um ruido estranho, parecido com o de uma serra. Levantou-se e aproximou-se do ruido.
À luz do luar viu Dragofu esticada sobre um dos pilares. Ela movia-se contra as pedras e ao roçar as suas pequenas e duras escamas sobre o pilar, provocava o tal ruido estranho.
Sem abrir boca, Dragofu afastou-se e, ao luar, o pai viu que o pilar de pedra estava quase escavado em mais de metade da sua espessura, graças à serra de escamas de Dragofu.
Silenciosamente, deu uma forte cabeçada e o pilar caiu feito em pedaços, enquanto Dragofu foi acordar a sua mãe e o seu irmão.
Toda a familia percebeu que estava errada e pediram desculpas a Dragofu e o irmão nunca mais implicou com as escamas da sua irmã.

Através desta história percebemos que não somos todos iguais, mas todos temos as nossas qualidades e, por isso devemos ser todos respeitados de forma igual.

Desta vez, fizemos um trabalho colectivo para a nossa sala.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro





Hoje celebra-se o Dia do Livro...
As nossas monitoras contaram-nos a "História do Livro Activo" de Conceição Areias, achámos a história muito bonita e apercebemo-nos de que "Os Livros são mesmo nossos Amigos".
A história fala-nos de isso mesmo. Infelizmente as nossas monitoras não conseguiram encontrar o Livro original em nenhuma biblioteca da zona, por isso tentaram fazer elas um livro com a mesma história mas com outras imagens. O Livro foi feito em cartolinas e alguns de nós ajudaram a pintar alguns dos desenhos.
Como lembrança deste dia, cada um de nós fez um marcador de livros e tinhamos "obrigatóriamente" de escolher uma frase onde entrasse a palavra "LER".

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tosquia de ovelhas




















Hoje tivemos uma grande surpresa! Quando saímos da escola as monitoras disseram que íamos a um local, mas não disseram onde. Para grande alegria nossa, começamos a caminhar em direcção ao campo. Fomos até ao campo do Sr. João e da Srª Ana (são pais da nossa monitora Paula e avós do João Rafael, Pedro, Marco e da Vanessa), eles estavam a tosquiar ovelhas e nós além de vermos, podiamos também "tentar" tosquiar com a ajuda do Sr. João.
Alguns de nós ficaram apenas a ver, outros foram mais corajosos e tosquiaram um pouco.
Ainda houve quem ajudasse a apanhar as ovelhas do "bardo" e alguns de nós deram ramos de oliveira para as ovelhas comerem.
Passamos a tarde toda no campo, foi um dia maravilhoso!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Animais de estimação








A cadela Lassie

O cão Torrado

O coelho Cenourinha

O coelho Cenourinha

A cadela Mimi

Os hamster: Ratatui e Boneca

Os hamster: Tarzan e Kitty

A cadela Joli e o hamster Kitty

O coelho Fofinho

O coelho Fofinho

O coelho Fofinho

A tartaruga Rita

A cadela Mimi

A coelha Jasmim

A coelha Jasmim

O hamster Ratatui

O hamster Tarzan

O hamster Kitty

O hamster Boneca

A cadela Mimi

A cadela Mimi

O hamster Estrelinha

O peixe Bunny

O hamster Boneca

A cadela Mimi


Decidímos dedicar o último dia das férias da páscoa aos nossos animais de estimação. Cada um de nós foi convidado a trazer o nosso amiguinho a passar a tarde no ATL.
Como alguns de nós não conheciamos todos os animais, foi-nos proposto que fizessemos as apresentações em Inglês. Assim fizemos....
Apresentámos os nossos amigos, dissemos de que côr eram, se eram grandes ou pequenos....
Também haviam colegas nossos que não tinham nenhum animal de estimação e aprenderam a dizê-lo em inglês, mas nós deixámo-los brincar com os nossos animais e também apresentá-los.