" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Projecto de férias - Artesanato do Concelho




Esta semana voltámo-nos mais uma vez para o nosso Concelho, desta vez ficámos a conhecer o artesanato. As rendas, os feltros, as cantarinhas de Nisa, os trabalhos feitos em cortiça,.... Depois tentámos nós fazer algumas coisinhas em barro, alguns de nós fizeram cantarinhas e outros fizeram pratos.
Os barros tipícos de Nisa são pedrados com pequeninas pedras, nós pedrámos os nossos com pequenas conchinhas e búzios do mar.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Projecto de férias - Casas tipicas








Esta semana aprendemos um pouco mais sobre as casas tipicas de Portugal. Aprendemos que todas são diferentes derivado ao clima de cada uma das regiões. Também as cores, a arquitectura usada, os materias que se usam para a construção são usados consoante a zona do país em que se situam as casas.
A técnica que usámos para fazer as casinhas foi decalcar as casas escolhidas em plasticina e a seguir encher com gesso. Depois de seco retirámos a plasticina e pintámos as casas com a respectiva cor.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Visita Cultural - Portugal dos Pequenitos








































Chegou o tão esperado dia e como não podia deixar de ser, o nosso passeio foi ao Portugal dos Pequenitos.
Ao longo do ano lectivo e também nas férias o nosso Projecto no A.T.L. foi dedicado a Portugal, assim fazia todo o sentido irmos até Coimbra.
Ficámos encantados, pois conhecemos quase todos os monumentos de que falámos durante o ano, as casinhas tipicas de Portugal, visitámos o Museu da marinha,.... Enfim, foi um dia inesquecível, tanto as crianças, quanto os familiares que as acompanharam gostaram bastante do passeio. Além de visitarmos o Portugal dos Pequenitos ainda demos um passeio de barco pelo rio Mondego e visitámos o Museu da água.