" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



quinta-feira, 24 de março de 2011

Passeio ao campo...














Hoje fomos até ao campo a convite do Sr. João, nasceram duas cabrinhas na quintinha dele e nós fomos vê-las. Gostámos muito de pegá-las ao colo e fazer festas. Para alguns foi a primeira vez que tiveram contacto mais directo com estes animais...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Hora de Formação Cívica










Hoje na Hora de Formação Cívica foi-nos proposto dois jogos. Um deles consistia em pegar-mos os rebuçados que estavam espalhados pelo colchão, tirar-lhes o papel e comê-los, mas sem usarmos as nossas próprias mãos para comermos o nosso próprio rebuçado.


Fizemos logo mil e uma tentativas, pensamos em muitas opções, mas não foi fácil chegar à conclusão do que nos era solicitado. Tinhámos de colaborar uns com os outros e ajudar-nos, pois era tão simples que bastava apanhar-mos um rebuçado, debulhá-lo e oferece-lo ao colega...


O outro jogo também tinha a mesma mensagem, tinhamos de nos ajudar uns aos outros para assim conseguirmos chegar ao meio da sala em cima das cadeiras e sem sairmos de cima delas.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia da árvore











Hoje comemora-se o Dia Mundial da Árvore. Por esse motivo decidimos não plantar uma árvore, mas plantar alfaces, salsa, coentros e plantam0s também cravinas.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Provérbio - Quem não arrisca não petisca







Hoje ouvimos mais um provérbio português. Fala-nos de duas formigas que enquanto passeavam viram um bocado de bolo preso numa teia de aranha. Então decidiram ir busca-lo para elas comerem, mas uma delas era muito cautelosa e tentou convencer a outra que era melhor não irem, porque a teia estava muito bem feita e se a aranha aparecesse elas não conseguiam fugir. Então a mais destemida disse que ela ia buscar o bolo e a outra ficava de guarad para o caso da aranha aparecer. Assim fizeram, a formiga lá foi andando pela teia e quando ia chegando perto do bolo a outra formiga começou a gritar para ela voltar para trás que vinha lá a aranha e ia comê-la, de certeza... A formiga pensou que se voltasse para trás também não tinha tempo e a aranha ia apanhá-la na mesma. Assim seguiu em frente e foi buscar o bolo, quando a aranha estava a chegar perto dela, a formiga lancou-se da rede para o chão. Por sorte caiu em cima de uma flor e não se magoou. A outra formiga é que ficou muito aflita e foi a correr ter com ela e disse-lhe que ela era tonta, que não tinha cuidado e podia ter sido comida pela aranha... Foi então que a formiga destemida disse: "Quem não arrisca, não petisca".


No final desenhamos uma cena da história, mas de forma diferente. Tinhamos de procurar texturas diferentes no nosso patio para fazermos o nosso desenho. No inicio pensavamos que ia ser dificil, mas afinal existem muitas texturas diferentes no nosso pátio e os desenhos ficaram muito giros.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Hora da Formação Cívica




Hoje fizemos um jogo muito interessante. Cada um de nós tinha de escrever num papel o que queriamos que o colega do lado fizesse e depois liamos em voz alta para todos ouvirem. Mas sem esperarmos foi-nos dito "Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti" e assim tivemos nós que fazer aquilo que nós próprios escrevemos.

Foi uma grande lição para todos nós!

Parabéns à Monitora Sofia

Muitos Parabéns Sofia!



Pedro - A Sofia é engraçada.

Alexandre - A Sofia é fixe.

Vanessa - A Sofia é inteligente.

Marco - A Sofia é bué fixe.

Catarina - A Sofia é quase do meu tamanho.

Matilde - A Sofia é uma boa amiga.

Sofia - A Sofia é bonita.

Bruna - A Sofia é muito querida.

Francisco - A Sofia faz coisas divertidas.

Rita - A Sofia é genial.

Madalena - A Sofia é muito gira.

Rogério - A Sofia é engraçada.

Mafalda - A Sofia é divertida.

João Rafael - A Sofia é uma barbie em ponto grande.

Leonor - A Sofia é a melhor amiga das irmãs.

Rafael - A Sofia é uma boa monitora.

Bárbara - A Sofia é muito brincalhona.

Carolina - A Sofia é muito boa pessoa. Eu gosto muito dela.

Muitos beijinhos de parabéns dos meninos do ATL, das Irmãs Teresianas e dos Monitores Paula, Lidia e Fábio.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval









Hoje brincámos ao Carnaval e aproveitámos para fazer um concurso de corridas com os carrinhos que tinhamos feito no provérbio "devagar se vai ao longe".