" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Visita ao Lagar "Azeite Nunes"



























Hoje fomos fazer uma visita de estudo muito interessante. Fomos visitar o lagar de Alpalhão. Já tinhamos ido colher azeitona e agora aprendemos todo o processo que leva até se transformar em azeite.
O Sr. João José Canatário foi muito simpático e atencioso para todos nós, veio receber-nos à entrada e começou logo por explicar que era por aquele portão que as carrinhas passavam para levar a azeitona. Depois as carrinhas são colocadas em cima de uma balança enorme onde se pesa quantos quilos de azeitona tem; o Sr. João José até nos pediu para nos colocarmos na balança e pesou-nos. Somos um bocadito pesados. Pesamos 680Kg, nós todos mais a Monitora Paula e a Ir. Maria.
Depois fomos conhecendo todo o processo que leva, todas as voltas que a azeitona dá e podem crer que não é pouca coisa. O Sr. João José explicou-nos tudo muito bem e até explicou que o nosso Lagar de Alpalhão é ainda um dos poucos lagares que funciona de forma tradicional; porque agora são quase todos industriais.
É mesmo um trabalho dificil, também conhecemos os dois funcionários do Lagar; o Mário e o Zé. Quando foi no final vimos o azeite pronto e o Mário encheu um garrafão e o Sr. João José disse que agora estava pronto para ir para as lojas para as pessoas poderem comprar.
Adoramos a visita e queriamos agradecer ao Sr. João José que é o dono por nos ter recebido e ter sido tão simpático e amável para nós.

Sem comentários: