" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



segunda-feira, 15 de junho de 2009

Lenda da lagoa das Sete Cidades

Trabalho realizado por: Vanessa

Trabalho realizado por: João Rafael

Trabalho realizado por: Margarida

Trabalho realizado por: João Fernando

Trabalho realizado por: Bruna

Trabalho realizado por: Marco


Trabalho realizado por: Diana

Trabalho realizado por: Gonçalo


Trabalho realizado por: Pedro


Trabalho realizado por: Carolina


Trabalho realizado por: Catarina


Trabalho realizado por: Patricia

Trabalho realizado por: Alexandre


Trabalho realizado por: Rafael

Trabalho realizado por: Miguel

Trabalho realizado por: Bianca
Hoje ouvimos mais uma das lendas que fazem parte do nosso País. Esta teve lugar na Ilha dos Açores. Conta a lenda que há muito, muito tempo, no reino das Sete Cidades, nos Açores, vivia uma linda princesa, muito jovem e bondosa. Adorava a vida do campo. Dava grandes passeios, subia aos montes, descia aos vales e deliciava-se com o murmurar das aguas dos ribeiros e com o chilrear dos pássaros.
Num desses passeios, avistou ao longe um rebanho, que lhe parecia andar sem pastor. Curiosa, aproximou-se para ver o que realmente se passava e, à sombra de uma árvore, descobriu um rapaz que dormia tranquilamente. Assim ficou a perceber que o pastor era aquele jovem que estava adormecido. A princesa e o pastor conversaram durante toda a tarde e combinaram que, dai em diante, se encontrariam neset local todos os dias.
Assim, ao fim de algum tempo apaixonaram-se e não havia um único dia em que não estivessem juntos. Porém, a noticia chegou aos ouvidos do Rei. Sonhava casar a sua filha com um principe e não com um simples pastor. Deste modo proibiu-a de se voltar a encontrar com o pastor.
A rapariga ficou muito triste. Amava este rapaz e sabia que o Rei jamais voltaria atrás com a sua palavra. Sabendo que não tinha alternativa, pediu ao pai que a deixasse falar com o pastor uma ultima vez, para se poder despedir. O Rei não gostou muito da ideia, mas concordou.
Por uma última vez, os dois encontraram-se no mesmo local onde se tinham visto desde sempre. A princesa contou tudo o que se tinha passado ao pastor, este ficou muito triste. Era dificil esta separação e, dos olhos azuis da princesa, muitas lágrimas longas e grossas se juntaram e uma lagoa de aguas azuladas, muito límpidas, surgiu. Da mesma forma, também dos olhos verdes do rapaz, as lágrimas eram tantas que outra lagoa apareceu em tons esverdeados.
Na verdade, os dois apaixonados muito sofreram com esta despedida. No entanto, o amor que os ligava foi mais forte e, como prova disso, as aguas destas duas lagoas ficaram para sempre unidas na Lagoa das Sete Cidades.

Sem comentários: