" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Lenda - S. Vicente e os corvos

Trabalho elaborado por Patricia / Trabalho elaborado por Ema

Trabalho elaborado por Pedro / Trabalho elaborado por Marco

Trabalho elaborado por Rafael / Trabalho elaborado por Sofia

Trabalho elaborado por Catarina Batista / Trabalho elaborado por Margarida


Trabalho elaborado por Bianca / Trabalho elaborado por Bruna

Trabalho elaborado por Victor / Trabalho elaborado por João Rafael

Trabalho elaborado por Carolina / Trabalho elaborado por Rogério

Trabalho elaborado por Vanessa / Trabalho elaborado por Alexandre


Trabalho elaborado por João Miguel / Trabalho elaborado por Catarina Matos

Trabalho elaborado por Bárbara / Trabalho elaborado por Mariana Carrilho

Trabalho elaborado por Beatriz / Trabalho elaborado por Mariana Pereira
Pintámos azulejos que nos recontam a lenda de S.Vicente. Cada um de nós desenhou e pintou uma "cena", que faz parte da lenda.
Conta a lenda que hà muito tempo, um ancião decidiu trazer, dos reinos de Espanha, o corpo de S. Vicente, pois queria protegê-lo.
Chamou o capitão de um barco e pediu-lhe que o ajuda-se a levar o corpo para Portugal. Assim fizeram, já um pouco cansados da viagem, decidiram parar para descansar. No outro dia quando se preparavam para partir, avistaram um barco pirata. Sempre a pensar em proteger S. Vicente, o Capitão partiu sózinho para despistar os piratas. Ficando de voltar para buscar o resto da tripulação e S.Vicente.
Mas esperaram, esperaram e ninguém voltou. Cansados de esperar, formaram uma pequena vila onde construiram uma capela para enterrarem o corpo.
Passados alguns anos, os mouros ocuparam esta aldeia. Sem nunca revelarem o que tinham enterrado na capela, o ancião e os seus homens foram feitos prisioneiros e tudo o que existia naquelas paragens foi totalmente destruido.
O rei de Portugal enviou tropas para combater estes inimigos. Travaram uma enorme luta, da qual Portugal saiu vencedor. Desta forma, todos foram libertados. Agora com tudo destruido o ancião já não sabia qual era o local onde estava S.Vicente, olhou à sua volta e foi surpreendido por um bando de corvos que sobrevoavam um pequeno monte de terra.
O ancião logo teve certeza de que era ali que se encontrava o corpo. Depois de muito escavar, encontraram S.Vicente e decidiram levá-lo para um lugar mais digno. Levaram-no para Lisboa e ao longo de toda a viagem, dois corvos, um na proa e outro na popa, acompanharam e protegeram o santo.
S.Vicente chegou a Lisboa em segurança para ali ficar para sempre. Esta imagem ficou na memória dos Lisboetas que a quiseram recordar, colocando-a no brasão da sua cidade e, até hoje, S.Vicente continua em paz, na Sé Catedral de Lisboa.

Sem comentários: