" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hora do Conto - A abelha prisioneira









Hoje lemos uma história que nos fala de uma abelha que andava a colher mel de flor em flor, até que um dia uma flor a prendeu com as suas pétalas e não a deixava sair. Depois de conversarem durante algum tempo a flor contou que as abelhas passavam o tempo a tirar o polén sem sequer pedir licença e que já estava farta das abelhas. A abelha justificou-se de que precisavam do polén para fazer o mel e que ao pousarem de flor em flor até ajudam a fazer a reprodução das flores.

Depois a flor confessou que além disso não suportava que as abelhas pudessem voar e que ela não, foi então que a abelha teve uma ideia para se conseguir libertar. Disse à flor que há muito tempo atrás as abelhas também estavam presas ao chão e não podiam voar e que só depois de se moverem com muita força conseguiram aos poucos começar a soltar-se.

A flor começou a fazer o mesmo, fechou os olhos e fez muita força que até lhe pareceu estar já a levitar, a abelha disse que tinha de fazer mais força e soltar as pétalas. A flor assim fez e ao abrir um pouco as pétalas a abelha conseguiu fugir por um pequeno buraquinho.

Durante algum tempo a flor não deixava nenhuma abelha pousar em si, até que se começou a sentir-se sózinha e resolveu que a atitude mais correcta era reconhecer que estava errada. Agora todas as abelhas pousam livremente na flor e a flor fica contente por as ajudar e por já não estar sózinha.

Como sempre fazemos um trabalho manual relacionado com a actividade e desta vez fizemos um jogo "vai e vem" com uma abelha feita com frascos de iogurtes no centro do jogo.

2 comentários:

Maria Alice Cerqueira disse...

Querida amiga boa tarde
Vim pedir o seu votinho para a minha poesia
Precisamos
Link da votação

http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/

para que o voto seja valido se votar no moral da poesia que fica abaixo das poesias, precisa fazer seu comentario deixar seu nome e seu link
desde ja lhe agradeço de tudo o coração
Tenha um lindo final de semana
Maria Alice

Maria Alice Cerqueira disse...

Bom dia amiga, vim agradecer a voce por sua linda presença no meu cantinho e fazer parte dos meus 200 seguidores! Venha pegar o selinho dos 200 seguidores que eu fiz com muito carinho. Tenha um lindo dia
Abraço amigo!
Maria Alice