" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Hora do conto - As cores da joaninha Rita

Hoje lemos uma história sobre uma joaninha qua nasceu cinzenta, mas todos os amigos lhe diziam que tinha um cor muito triste e ela foi pedir a um duende que lhe mudasse a cor para verde, nem escuro nem claro. Ele assim fez, mas depois os amigos confundiam-na com as folhas e as ervas e ela foi ter de novo com o duende para lhe mudar a cor para uma mais viva e ele mudou a cor da joaninha para vermelho. Agora todos os amigos a viam e lhe diziam que tinha uma cor muito bonita, mas também os pássaros a viam e desciam de bico aberto para a comer. Ela fugia, muito rapido com as suas perninhas pequeninhas e já cansada foi de novo procurar o duende e disse que queria ser preta, muito preta para os pássaros não a verem.
O duende voltou a realizar o seu pedido e os seus amigos voltaram a dizer que tinha uma cor muito triste, então o duende teve uma ideia... Podia ser preta, mas não de todo, tinha pintinhas pretas e corpo vermelho. Assim os amigos viam-na e os pássaros confundiam-na com as flores, agora todos diziam que a Rita tinha uma cor muito bonita!...

No final cada um de nós fez um marcador para os livros em forma de joaninha.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Hora do Inglês



Hoje aprendemos os vários estados do tempo em inglês e fizemos um quadro do tempo onde cada semana dois de nós ficam responsáveis por colocar a respectiva palavra no local certo. Aprendemos que, há pessoas que têm medo dos relâmpagos"some people are afraid of thunder", que gostam de brincar na neve "let´s play in the snow", hoje está sol "What a sunny day", hoje está muito frio "It´s really cloudy today", hoje está vento "today is windy" e hoje está a chover "What a rainy day".

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Hora do conto - O mágico e o ouriço







Hoje lemos uma história que nos fala de um mágico que andava a passear pela floresta, depois sentou-se a descansar um pouco e foi picado por um ouriço-cacheiro. Ficou tão zangado que lançou um feitiço ao ouriço que obrigava a segui-lo por todo o lado mas a trinta passos de distância. Entretanto, quando se dirigia para casa, passou pelo território de outro mágico. Todos os mágicos sabiam que quando se entrasse em território que pertencia a outro mágico se perbia os poderes, mas como estava cansado e era quase noite, pensou que iria passar despercebido. Mas enganou-se pois o mágico andava a colher ervas e deu de cara com ele, disse-lhe logo que a partir desse dia passaria a ser seu "escravo"... O mágico só viu uma saida, disse que tinha uns poderes mágicos e que não perdia os poderes mesmo que entrasse no território de outros mágicos. Se o mágico não o deixasse ir embora ele fazia um feitiço para que um animal feroz lhe fizesse mal.
Mas isso era mentira, ele estava era à espera que o seu amigo ouriço chegasse perto deles para picar o mágico. Assim foi, o uriço picou o mágico na barriga das pernas, então ele cheio de medo deixou-o ir embora. O mágico percebeu que o ouriço o tinha livrado de boa e decidiu retirar o feitiço e deixou ir em paz e em liberdade.
Depois cada um de nós fez um ouriço em esferovite, usamos alfinetes para o contorno e com lã delineamos o nosso ouriço-cacheiro.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hora de Inglês









Hoje, na hora de inglês relembrámos as descrições físicas, utilizando os fantoches que fizemos para o teatro sobre a nossa apresentação. Realizámos o jogo do "Quem é quem", em que cada menino escolhia um fantoche(que representava cada um de nós) e guardava em segredo, os outros tinha que ir fazendo perguntas, em inglês, para descobrir de quem se tratava...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis











Hoje é dia de reis e nós seguindo o exemplo dos Reis do Oriente também quisemos oferecer uma prenda ao Menino Jesus.
Tinhamos ao nosso dispor uma grande variedade de materiais e com eles tinhamos de decidir o que fazer para oferecer ao Menino Jesus. Surgiram logo muitas ideias e delas resultaram trabalhos muito bonitos.
Muitos de nós fizeram a Virgem Maria, S.José e o Menino Jesus; também houve quem fizesse alguns anjinhos, e também brinquedos (boneca, viola, um autocarro,...)
Depois subimos à capela que temos no ATL e com muita serenidade oferecemos as nossas prendinhas ao Menino, fizemos alguns agradecimentos e também pedimos para todos, paz, amor, alegria, muita saúde...