" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hora da música - Beethoven








Hoje na hora da música, continuamos a conhecer compositores que nos deixaram músicas lindas e diferentes das que estamos habituados a ouvir. Desta vez fomos conhecer Beethoven. Viajamos até à Alemanha e ficamos a saber que Beethoven nasceu no Séc. XVIII e que todos os dias o seu pai o obrigava a levantar cedo e a estudar piano e violino. Mas o que ele gostava mesmo era de brincar aos sons dos animais e de desenhar passarinhos nas pautas. Mesmo assim, aos 11 anos, o menino génio já escrevia música sózinho. Aos 21 anos mudou-se para Viena de Austria e como tinha os dedos muito compridos era muito fácil para ele tocar piano.
Beethoven, sempre teve muitas namoradas e dizia a todas que eram as mais lindas e que as amava. Com tanta confusão, escreveu uma música para Therese mas chamou-lhe "Para Elisa"....  O compositor ficou surdo muito cedo, mas mesmo assim parecia ouvir todas as notas.Alguns achavam que ele estava louco, que não sabia o que fazia. A verdade é que poucos percebiam as suas ideias. Numa época em que não havia CDs, rádio, nem MP3, Beethoven passou a vida dedicado à música, compondo dezenas e dezenas de obras.

Na atividade de hoje foi-nos proposto que nós próprios compusessemos uma música. Enchemos copos com diferentes quantidades de água e compusemos músicas. Cada um de nós teve oportunidade de "entrar na pele" de Beethoven.

Sem comentários: