" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



terça-feira, 15 de setembro de 2009

Hora do Conto 1 - "A mamã de Quá-Quá"














Hoje lemos uma história sobre um patinho que se chamava Quá-Quá, tinha três irmãos: Plumas, Patolas e Piquito. O Quá-Quá era um patinho muito distraido e apesar da mamã o ter avisado para não se afastar, não ligou nenhuma e acabou mesmo por se perder.
Enquanto andava procurava a sua mamã e os seus manos tudo o que via parecia-lhe a mamã.
Encontrou uma bola a rebolar pelo chão, pensando que era a mamã meteu conversa e a bola não lhe respondeu e até achou muito estranho quando a "mamã" parou de rebolar e ficou imóvel. Foi então que apareceu uma pomba que lhe disse que era uma bola e a sua mamã andava à procura dele perto do lago. Foi até ao lago e encontrou um barco à vela na água, novamente pensou tratar-se da sua mamã, pensou imitar a "mamã quando viu que levantava apenas uma "asa" e mesmo assim se mantinha na água. Claro que não era uma "asa" e sim a vela do barco, quando ele fez o mesmo caiu à água, então apareceu uma rã que lhe disse que era um barco e não a sua mamã.
Neste momento passou uma borboleta que lhe disse que tinha visto a sua mamã do outro lado da floresta, ele foi logo para lá e para ir mais depressa foi a voar atrás da borboleta.
Quando lá chegou viu um papagaio de papel a oscilar ao vento, e claro, "era a sua mamã", reparou que se mantinha no ar mesmo sem bater as asas e quis fazer o mesmo.
Começou então a cair direito ao solo quando viu que a sua "mamã" estava presa por um fio que um menino segurava. Pensou em dar umas bicadas na cabeça do menino mau para que este largasse a sua "mamã. Foi quando se dirigia ao menino que viu a sua mamã e os seus irmãos, foi a correr para eles todo contente e aliviado por tê-lhos encontrado.
Através desta história percebemos que nos pode acontecer o mesmo afastando-nos dos nossos pais ou dos adultos que nos acompanham, só que nós podemos correr muitos mais riscos do que o patinho da nossa história.
No final desenhamos as personagens da história e fizemos o nosso patinho em origami.

Sem comentários: