" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



terça-feira, 22 de setembro de 2009

Hora do conto 2 - "A rã Cantilena"





Mais um conto....
Hoje lemos a história da rã Cantilena, vivia num pântano onde viviam muitos animais e ela adorava cantar. Não tinha uma voz muito afinada, por isso os outros animais discutiam com ela para estar calada, a rã ficou triste e foi-se embora.
Chegou a outro pântano, neste os animais não disseram nada, mas, foram-se todos embora, deixando-a sozinha. Ela ficou ainda mais triste, mas pensou como não havia ali ninguém e podia cantar de dia e de noite.
Mas, não muito longe do charco havia uma floresta e dentro de um velho tronco viviam os Minul, pequenos duendes que faziam instrumentos musicais.
De dia os Minul não se incomodavam com o coaxar da rã, porque enquanto eles trabalhavam também eles próprios faziam barulho,mas de noite não conseguiam dormir com o coaxar da rã.
Então resolveram ir ter com a rã, ela muito triste contou-lhes toda a sua história e eles decidiram ajudá-la.
Pediram-lhe para passar uma noite sem cantar, que eles iriam resolver como ajudá-la, os duendes trabalharam todo o dia e toda a noite. Na manhã seguinte foram ter com a rã e mostraram-lhes cinco pedaços de madeira coloridos e explicaram que eram de cinco arvores diferentes e que também emitiam sons diferentes.
Colocaram as cincos madeirinhas nas costas da rã e por artes de magia quando ela começou a cantar o simples coaxar transformou-se numa linda melodia.
Todos adoraram o novo canto da rã e voltaram todos a viver no pântano onde vivia a rã Cantilena.
Mas este conto, como todos os outros ensina-nos uma lição.... Não devemos excluir ninguém só porque faz menos bem uma coisa, por ser diferente de nós, por falar uma lingua diferente ou por ser de cor diferente.
Ninguém gostava da rã, mas também ninguém pensou em ajudá-la à excepção dos duendes.
No final da história cada um de nós fez a sua própria rã, utilizando a tecnica de origami.

Sem comentários: