" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



terça-feira, 9 de março de 2010

Hora do conto - O tigre preguiçoso



Hoje lemos mais uma história, esta fala-nos de um tigre pequenino que ao andar a correr atrás dos passaros, se perdeu. Encontrou um burro e passaram a andar sempre juntos, ficaram os dois muito amigos. Certo dia, o tigre; um pouco malandreco, disse ao burro se o podia lever às cavalitas, pois ele era mais pequeno...
O burro inocente, aceitou. A partir desse dia o tigre só descia das costas do burro para procurar comida, até que um dia voltou a dizer ao burro que podia apanhar a comida por ele, assim não precisavam de procurar os dois.
O burro voltou a concordar, mas passado algum tempo começou a ficar cansado, pois o tigre também já tinha crescido e tornara-se mais pesado. Um dia, pediu para o tigre descer das suas costas, pois ele já estava cansado de andar sempre a carregar com ele. Claro que o tigre não quis descer, assim o burro deu alguns coices a ver se o tigre caia, mas este espetou as unhas nas costas do burro para não cair. O burro já com dores, acabou por parar e assim continuarem.
Um dia, enquanto o tigre dormia uma bela sesta nas costas do burro, este encontrou uma girafa e ela vendo o burro muito triste perguntou-lhe o que tinha.
O burro contou-lhe toda a história e a girafa teve uma ideia para ajudá-lo a livrar-se de uma vez do malandro do tigre. Assim, seguindo o plano da girafa, naquela noite foi dormir para dentro de uma gruta escura e disse para o tigre, se ele não sai-se de cima dele naquela noite, ele ia transformar-se num burro gigante e ia comê-lo. O tigre achou muito engraçado e desatou a rir. Quando este adormeceu, o burro e a girafa trocaram de lugar. No meio da noite, o burro falou ao tigre, que como ele não tinha saido de cima das costas dele, ele tinha-se transformado num burro gigante. O tigre voltou a rir e esticou o braço para dar um valente puxão de orelhas ao burro, mas não encontrou as orelhas.... apenas um pescoço muito comprido e bem lá no alto apalpou então as orelhas. O tigre a pensar que o burro era gigante desatou a correr e nunca mais se ouviu falar dele por aquelas bandas.
O burro já muito aliviado das suas costas, ria muito contente e agradeceu à girafa por o ter ajudado.

Para recordarmos esta história fizemos uma caixinha para colocar os lápis e canetas, com a imagem do burro, do tigre e da girafa.

Sem comentários: