" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



quinta-feira, 11 de março de 2010

Lenda - Os Tripeiros


Conta a lenda que há muito, muito tempo junto ao rio Douro, os homens do mestre Vaz ocupavam-se a construir naus e barcos. Ninguém sabia muito bem por que razão eram necessárias tantas embarcações, mas nem esta incerteza fazia com que estes homens trabalhassem com menos entusiasmo. Nada era deixado ao acaso...
O povo, este, cada um dizia uma coisa diferente, até que certo dia, chegou aquele local o Infante D. henrique. Queria saber como estavam a correr os trabalhos e se era preciso alguma coisa.
Mestre Vaz, sentiu-se orgulhoso e queria que o Infante saisse dali com a certeza que ele e os seus homens iriam empenhar-se ao máximo.
Então disse ao Infante, que as gentes do Porto, eram pessoas capazes de qualquer sacrificio. Disse ainda, que quando o Infante partisse naqueles barcos, levaria consigo toda a carne da cidade. Assim, teriam alimento para muito tempo, e para aquela gente do Porto, chegariam apenas as tripas.
O Infante percebeu, que tinha à sua frente um grande homem e que, acima de tudo, amava a sua pátria.
A promessa de mestre Vaz não foi esquecida e, na viagem para Ceuta, seguiu toda a carne que existia na cidade do Porto. O povo ficou apenas com as tripas e depressa começaram a fazer pratos deliciosos de tripas e receitas inesquecíveis. Desde então, com muita honra, passou a dar-se o nome de "tripeiros" às gentes daquela cidade.
Na verdade, o povo do Porto dedicou-se, empenhou-se e sacrificou-se. Quis e foi capaz de mostar o seu grande valor e, assim, tudo mudou.

Depois de ouvir-mos a lenda e conversarmos um pouco sobre ela, fizemos nós mesmos um barco (de papel) e colocámo-lo dentro de uma garrafa.

Sem comentários: