" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Provérbio - Quem tudo quer, tudo perde






Hoje ouvimos mais um proverbio português, este chama-se "Quem tudo quer, tudo perde".
Era uma vez um rapaz que queria ser rico e haviam rumores que existia uma terra onde haviam muitos diamantes e ele também quis ir até lá para trazer alguns diamantes para ele e a familia viverem melhor.
Então certo dia pôs-se a caminho e como não sabia onde ficava a tal terra ia perguntando aqui e ali. Passou por dois e perguntou-lhes se sabiam onde ficava e eles disseram que vinham de lá, então ele olhou e viu-os com um saquinho com algumas pedras preciosas e achou estranho trazerem tão poucos diamantes. Eles tentaram explicar-lhe que traziam apenas o necessário para viverem bem até ao resto da sua vida, que não precisavam de mais.
O rapaz continuou caminho e pensava que iria trazer todos os diamantes que conseguisse, queria ser o rapaz mais rico do mundo! Quando chegou a dita terra, viu tantos, tantos diamantes que nem sabia por onde escolher... Abriu um saco enorme que trazia no bolso e encheu-o com os diamantes maiores que encontrou e regressou a casa.
Mas, com o peso do saco este começou a rasgar-se e aos poucos foi perdendo todos os diamantes pelo caminho. Antes de chegar a casa voltou a encher o saco de pedras para pensarem que tinha trazido muitas e quando entrou em casa e contou o que se tinha passado aos pais eles disseram logo "Quem tudo quer, tudo perde".
No final da história todos nós percebemos que temos um diamante muito precioso "o nosso coração" e cada um de nós desenhou o seu próprio diamante e decorou-o com brilhantes.

Sem comentários: