" Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hora do Conto - A locomotiva feliz














Hoje ouvimos uma história intitulada "A locomotiva feliz". Esta história fala-nos de uma locomotiva que era muito feliz e passava os dias a transportar passageiros. Foi envelhecendo e passou apenas a transportar mercadorias, mas ao fim de algum tempo acabou mesmo por ser "encostada" e esquecida num túnel sozinha.

Durante algum tempo viveu triste e só até que alguns meninos descobriram um buraco pelo qual atravessavam o muro e brincavam felizes com a locomotiva. Também esta se sentia feliz com a presença das crianças e com a ajuda delas viajava por lugares imagináveis....

Mas, alguém descobriu o buraco do muro do túnel e mandou tapá-lo, a locomotiva voltou à escuridão e à solidão, pensando que iria voltar a ficar sozinha.

As crianças não ficaram felizes com esta situação e falaram da locomotiva aos pais, professores, familiares,... fizeram manifestações e mais manifestações.... Até que um dia uma enorme grua retirou a locomotiva do túnel e colocou-a no parque da cidade.

Agora todas as crianças poderiam brincar nela, levá-la a passear por lugares encantados e todos estavam felizes... ainda mais a locomotiva,... pois pensava que ia viver o resto dos seus dias sozinha.

Ainda que esta seja uma história em sentido figurado, refletimos e percebemos que esta situação é vivida na vida de muitos idosos do nosso e de outros países. Daí que todos nós temos um papel importante na Sociedade de fazer a diferença, um sorriso, uma palavra, um simples gesto ajuda para que os nossos idosos não se sintam sós e abandonados.

Sem comentários: